28 de fevereiro de 2014

Gírias de Cristão


Muito boa tarde, amados!
Hoje é o último dia de fevereiro e com ele os últimos posts do mês. Vamos nos preparando para aquela piadinhas do tipo: "Dormi em um mês e acordei no outro". "Fevereiro passou tão rápido, parece que foi ontem". Sim, são sem graça, mas ninguém se toca.

Hoje gostaria de abordar um assunto um tanto quanto interessante e engraçado. Vocês já perceberam que nós, cristãos, temos uma linguagem própria que somente nós entendemos? São como gírias, mas com palavras específicas que na maioria das vezes tem base bíblica. Quem é que nunca soltou um "Misericórdia!" quando ouviu ou viu algo de que não gostou? É, eu digo isso até se estiver em uma loja e ver uma roupa feia. Como eu disse: virou gíria de cristão! O que eu nunca me dei conta é de que quem não conhece não vai entender nada!


Exemplos:

Você certamente entende quando o louvor da sua igreja canta: "Incendeia Senhora a Sua noiva, incendeia Senhor a Sua igreja, incendeia Senhor a Sua casa, vem me incendiar!". Agora imagina só uma pessoa comum passando em frente a uma igreja que está cantando esse louvor... O que ela vai pensar? Certamente que aquele lugar está cheio de loucos piromaníacos que querem botar fogo em tudo. Ninguém de fora vai entender que quando nos referimos a "fogo" estamos querendo dizer à manifestação do Espírito Santo. Quando pedimos a Deus para "queimar" ou para o "fogo descer", estamos pedindo a Deus para que Ele envie Seu Espírito para agir entre nós.

E não é só o "fogo" a única gíria que usamos. Além do famoso "Misericórdia" que eu já citei, quem é que nunca exclamou um "Oh, Gloria!" ou um "Que benção!" quando algo dá certo ou quando você ouve uma notícia boa? É o mesmo que dizer "Que bom!". E quem nunca proferiu um "Tá amarrado" quando simplesmente queria declarar que algo não lhe agradou? Assim como o "misericórdia", é o mesmo que dizer: "Eu, ein!". Existe também o famoso "Varão" ou "Vaso" que se usa quando vai falar de alguém como "E, varão, como vai?" ou "Bom dia, vaso!". Nós nos descrevemos assim porque a própria biblia diz que somos como vasos na mão do oleiro, somos moldados por Ele e se quebrarmos Ele nos conserta. E o que dizer dos levitas? Não, não estamos nos referindo a uma pessoa que flutua e sim a quem canta ou toca na igreja. "Estar na carne" é outra expressão comum que significa nada mais nada menos do que estar com raiva ou estar cedendo aos impulsos da nossa carne, do nosso corpo humano.


Às vezes é mesmo preciso explicar para as pessoas quando você fala dessa maneira na escola ou em grupos que não são da igreja. Quem aí assistiu a reportagem do A Liga sobre os cristãos? Uma das pastoras, se não me engano, usou a expressão "pessoas do mundo" e a repórter perguntou: "Ué, mas não somos todos do mundo?". O que ela não entendeu é que "do mundo" é usado para descrever algo que não é de Deus, que está fora da igreja. Afinal, somos sim diferentes das pessoas que são do mundo, porque ao contrário delas nós ESTAMOS no mundo, mas não SOMOS do mundo. Como diz o Ao Cubo: estamos mas não somos! Em janeiro agora, quando fui passar o ano novo com a família do meu pai, minha prima me perguntou o que era unção. E para eu explicar? Complicado.

E ainda existem vááárias figuras de linguagem usadas pelos cristãos do mundo afora como descrever uma pessoa cheia do Espírito Santo como "canela de fogo" ou "do retété". Dar "a paz do Senhor", que também é incomum para quem não é acostumado. "Puro óleo". "É tremendo". "Passar pelo deserto". "Mistério". "A tua Rebeca". "O teu escolhido". Ufa! É tanta coisa que nem sei como EU consigo entender tudo!

E você? Quais gírias cristãs mais usa? Há alguma que você não entende? 

4 comentários:

  1. Ai ai sem comentários
    Belo post...super criativo.
    Temos nossa própria maneira de expressar
    Beijos Nath (Blog da Cantini)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nath! Como todos os grupos, temos nossa propria lingaguem mesmo! Hahahaha!
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca tinha pensado profundamente nisso... Realmente, conversar com meus amigos que não evangélicos é complicado, porque eles quase nunca entendem nossas gírias, muito menos o modo de nossa fé trabalhar, não conseguem compreender as promessas que Deus faz nem que Ele fala realmente conosco, mas tudo há seu tempo e de forma sábia as cosias vão se ajeitando.
    Gostei muito da ideia do post Bárbara! Eu não conhecia a expressão "a tua Rebeca", me apaixonei por ela *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu comecei a pensar nisso quando estava no curso e meio que soltei um "misericordia" quando a professora disse algo sobre drogas. Dai depois meu pastor falou sobre isso no culto e não parei mais de pensar rsrsrsrs
      A maioria dos homens (meninos, garotos) que conheço usam a expressão "minha Rebeca" ao inves de "minha escolhida", acho que por canta da história bonita de como Rebeca chegou até Isaac neh? rsrsrs
      Beeeijos <3

      Excluir