26 de dezembro de 2013

Domínio Próprio



Hoje vim compartilhar algo que aprendi hoje sobre algo chamado Domínio Próprio.

"Ah, o que é domínio próprio?". Sim, eu também fiz esta pergunta hoje. O Domínio Próprio é saber se controlar, aprender a não agir por impulso e, principalmente, conseguir agir da maneira que Deus deseja de nós. Isso não só nas situações de raiva ou stress, mas também quando queremos muitos algo que sabemos não ser correto... O domínio próprio ajuda a saber dizer não nessas horas.

Porém, eu não sabia disso até hoje de manhã na Escola Bíblica Dominical. Nós já estávamos estudando os frutos do Espírito há algum tempo. A Judy (líder linda, amo demais), nos explicou sobre o Domínio Próprio de uma maneira que me fez refletir. Eu pensava que tinha domínio sobre mim mesma, afinal não sou agressiva e só perco a paciência de vez em quando. E é exatamente aí que erramos. Perder a paciência "de vez em quando" significa apenas que você tolera algumas coisas e outras não. Domínio próprio significa saber se controlar a todo o momento. 

Pessoinhas, tenho que lhes dizer: é difícil viu! Meu Deus, como é difícil se controlar para não meter a mão na cara de certas pessoas! Tenho aturado tanta hipocrisia, falsidade e maldade nas pessoas ultimamente, por pouco não perco a cabeça essa semana. Alguns eventos me fizeram ter vontade de bater de frente com uma certa pessoa, dizer algumas verdades e mandá-la para lugares não muito bonitos. Se não fosse a aula de hoje, eu realmente o teria feito.

Mas acontece que o domínio próprio é essencial para a vida cristã, para o nosso desenvolvimento pessoal e para o crescimento espiritual (palavras retiradas diretamente do meu caderninho de anotações). É então que entra a palavra de Deus:

"Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a Ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!". Salmos 19:14.

Agora, vocês acham que ir discutir e sair no tapa com a pessoa da qual estava com raiva seria uma atitude que Deus aceitaria? Não, né? Até mesmo ficar pensando mal dela seria errado. O que fazer então, se estou morrendo de raiva dela? O certo é que eu não faça nada. Deus quer que eu dê a cumprimente quando passar por ela, que eu a perdoe e que deixe o problema para que Ele resolva. Deus é justiça, irmãos!

E não, não será falsidade se eu apenas cumprimentá-la e for educada. Não preciso fingir que gosto dela e ficar cheia de amores para com a pessoa, preciso apenas controlar a minha raiva e transmitir a paz do Senhor para ela. E isso não é ser superior, como muitos dizem. Isso é uma atitude de cristã, que Deus aprovaria. E foi muito difícil pra mim aceitar que era isso o que eu tinha que fazer, porque as vezes nós nos recusamos a perdoar alguém por algo. Portanto, chegou a hora de orar. 


"Senhor, não estou me permitindo perdoar tal pessoa por tal coisa que ela fez. Por favor, me ajude a mudar a minha vontade, troque os meus pensamentos pelos teus! Me ajude a vê-la não como uma pessoa, mas como uma alma que Tu também amas e que precisa de Ti!".

Tudo o que estou dizendo aqui, eu aprendi hoje. Algumas palavras deste texto eu literalmente retirei da boca da minha líder. Não nasci sabendo, mas posso mudar agora que sei. É uma questão de escolha. Eu escolho ter domínio próprio! 






0 comentários:

Postar um comentário