15 de janeiro de 2015

Livro: Extraordinário - R. J.Palácio


Como não se empolgar com um livro novo? Todo apaixonado por leitura desfruta dessa prazer incrível que é segurar um livro novinho nas mãos e saber que mais uma grande aventura te espera pelas paginas deles. Não foi diferente a sensação que senti quando finalmente compre Extraordinário. Eu já tinha ouvido falar desse livro e de como a história dentro dele era linda, mas lê-lo foi ainda mais tocante do que imaginei.

Extraordinário é um livro sobre gentileza, amizade, coragem e amor. Sobre como um garotinho consegue sair de sua zona de conforto e enfrentar a sociedade, conseguindo conquistar o coração de todos apesar de todas as expectativas.


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


O Auggie é um garoto extraordinário, sua família é uma família extraordinária e amigos extraordinários. Ele tem um rosto nada comum, mas um coração totalmente bom; a história não é sobre como apesar de tudo ele conquista todo mundo à primeira vista e sobre como o mundo é magico e bom. Não. O livro mostra o mundo como ele é através dos olhos de uma criança que sofre constantes zoações e que é ignorado e repugnado por quase todos, com exceção de sua família e alguns poucos que o conhecem. Mas então a mãe dele incentiva-o a ir para a escola pela primeira vez e ao contrário da maioria dos personagens fictícios sempre animados e otimistas, Auggie fica com medo e não quer ir. Com razão, porque ele sofre muito no começo. As pessoas tentam não olhar e tentar ser boas, mas acabam sendo ainda mais cruéis.

Mas é então que a história começa a cativar. Quando começamos a aprender como cada gesto de gentileza faz a diferença, e que podemos descobrir coisas incríveis deixando preconceitos de lado. O Auggie é uma das coisas incríveis que as pessoas ao redor dele ganharam. Eu me encantei com a família dele, o amor e a união presentes no lar dele. Me apaixonei com a força da amizade que ele cria, quando consegue fazer amigos. Fui tocada por cada mensagem que o livro passa. Li uma frase em uma outra resenha com a qual concordo totalmente: esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos nesse mundo.


“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”

"Todo que é nascido de Deus vence o mundo."

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."

"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida."

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre ser um pouco mais gentil que o necessário."

"Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus."

"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

Essas são algumas das frases do livro. E um ponto muito legal: a história não é contada apenas do ponto de vista do August, mas de seus amigos e família também, o que nos dá uma perspectiva bem maior de como é tudo em volta dele. Eu espero de coração que você, se ainda não leu este livro, procure-o para ler. É transformador, motivador, renovador. Extraordinário.


4 comentários:

  1. Querida Bárbara,

    há algum tempo li Extraordinário e me lembro de ter recomendado a todos que conheço, que livro maravilhoso! Eu amo como ele é realista em mostrar a vida de uma criança com dificuldades com auto-estima.
    Como pedagoga achei maravilhoso esse livro que tão claramente mostra o universo infantil, pelos olhos de uma criança.

    Abraço!
    Francine
    www.gracaemflor.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro e agora lendo a resenha posso ver o quanto o mesmo é bacana.

    http://majestadesanta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse livro e agora lendo a resenha posso ver o quanto o mesmo é bacana.

    http://majestadesanta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro aqui em casa para Ler, e ainda não consegui um tempo pra isso. Estou doida para ler ele.

    Amei o post♥
    Beeijos♥
    http://heeythais.blosgpot.com

    ResponderExcluir